"Vamos agora continuar a desenvolver a presença nos países e regiões onde estamos a gerar crescimento. A primeira opção é o Brasil", afirmou o presidente da Cimpor.
Lisboa - O presidente executivo (CEO) da Cimpor, Francisco Lacerda, coloca o Brasil no topo das prioridades de expansão da cimenteira portuguesa, cujo capital é controlado maioritariamente pelas brasileiras Camargo Corrêa e Votorantim.
"Vamos agora continuar a desenvolver a presença nos países e regiões onde estamos a gerar crescimento. A primeira opção é o Brasil, que, para a Cimpor, está a crescer este ano 18% em volume de vendas e o mercado está a crescer 14%", afirmou Francisco Lacerda em entrevista ao "Expresso".
O CEO da Cimpor disse ao semanário português que no Brasil "as perspectivas de crescimento continuam a ser muito elevadas e duradouras". "A Cimpor tem uma quotade mercado de 10% no Brasil e, para defender essa quota, decidiu investir em aumento de capacidade", acrescentou Francisco Lacerda, em alusão ao investimento de 240 milhões de euros já anunciado pelo grupo para o mercado brasileiro.
Na entrevista ao "Expresso", o executivo da Cimpor também disse que "há outros países" na América Latina onde o grupo está "proactivamente à procura de oportunidades", embora seja "muito cedo" para os referir.
Francisco Lacerda comentou ainda as relações com os accionistas brasileiros. A Cimpor comprou recentemente uma empresa em Moçambique à Camargo Corrêa. "Foi uma oportunidade que surgiu. Moçambique é um mercado que está a crescer, estávamos perto de esgotar a capacidade de produção", justificou o CEO da Cimpor.
Sobre as implicações da presença de administradores da Camargo Corrêa e da Votorantim (concorrentes da Cimpor no Brasil) na gestão da cimenteira lusa, Francisco Lacerda reconheceu "algumas" limitações no dia-a-dia da administração.
"Nas reuniões do conselho de administração, quando se trata de algum assunto relacionado com o Brasil, os quatro administradores nessa condição não estão presentes na sala", assegurou Francisco Lacerda.
No comments:
Post a Comment