A empresa China Road & Bridge Corporation (CRBC) vai construir um porto de águas profundas e um terminal de cruzeiros e reparar os estaleiros da Cabnave na ilha cabo-verdiana de São Vicente, anunciou na cidade da Praia a administração da empresa.
O anúncio foi feito no final de visitas ao presidente e ao primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves, respectivamente, nas quais foram apresentados os planos de reestruturação do porto do Mindelo e de reconversão do principal estaleiro de reparação naval do arquipélago.
A administração da China Road & Bridge Corporation, especializada em obras marítimas, indicou também ter sob sua responsabilidade a construção de várias infra-estruturas ligadas à economia marítima, “muito importantes” para a dinamização da economia da ilha de Porto Grande.
Sem avançar datas concretas para o arranque das obras nem os custos a elas associados, a empresa garantiu a “qualidade e eficiência” dos projectos, integrados no “Agrupamento do Mar” defendido pelo governo cabo-verdiano para transformar o Mindelo numa plataforma marítima logística no meio do oceano Atlântico.
O porto de águas profundas, um sonho que as autoridades cabo-verdianas mantêm desde a independência, em 1975, irá ajudar a fomentar o negócio de reparação naval e de apoio às frotas pesqueiras internacionais, prevendo-se também a instalação de um centro internacional de pescas.
Projectado para funcionar como centro de excelência em segurança marítima e investigação oceanográfica, o porto de águas profundas do Mindelo irá concorrer directamente com os de Dacar (Senegal) e de Las Palmas (Canárias, Espanha), quer a nível de preços, quer nas facilidades e serviços portuários.
No comments:
Post a Comment