Tuesday, February 17, 2015

BRAZIL: Nova fábrica de cimento da Semapa no Brasil deve ficar pronta até final de março

A fábrica de R$ 700 milhões que a Supremo Cimentos tem em construção no Paraná irá ficar operacional ainda este trimestre, informou a Semapa. A companhia portuguesa, que detém 50% da Supremo, viu o seu negócio no Brasil crescer em 2014.

A Semapa, um dos maiores grupos industriais portugueses, espera ter a sua nova fábrica de cimento no Brasil pronta até ao final de março, revelou a companhia portuguesa no comunicado de resultados de 2014, divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O empreendimento, que chegou a ter abertura prevista para o último trimestre de 2014, está a ser construído pela Supremo Cimentos, empresa brasileira na qual a Semapa detém uma participação de 50%.

"A nova fábrica de cimento, em construção pela Supremo Cimentos, S.A. no Brasil, tem a sua conclusão prevista para o primeiro trimestre deste ano. Com o início de atividade desta unidade produtiva, a totalidade da capacidade de cimento instalada da Supremo atingirá os dois milhões de toneladas", informou a Semana no seu comunicado ao mercado.

A fábrica ficará situada em Adrianópolis, no Paraná, e tem um investimento estimado em R$ 700 milhões.

Segundo a Semapa, em 2014 a Supremo alcançou um volume de negócios equivalente a 54,4 milhões de euros, com um crescimento de 5,7% relativamente a 2013.

No ano passado a participada brasileira da Semapa teve um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) correspondente a 6,5 milhões de euros, com um aumento de 34,2% em comparação com 2013.

"Este bom desempenho deveu-se à melhoria da performance operacional, quer na unidade de cimento, através do aumento da produção e da redução da incorporação de clínquer no cimento, quer na unidade de betão pronto, onde se verificou um aumento da produção, permitindo desta forma uma maior diluição de custos fixos e consequente aumento das margens operacionais em ambas as unidades", explica a Semapa.

O grupo português fechou 2014 com 1.998 milhões de euros, mais 1,5% do que no ano anterior. Já o EBITDA recuou 2,6%, para 410 milhões de euros. O lucro da Semapa em 2014 caiu 22,8%, para 112,8 milhões de euros.

No comments: