Wednesday, November 5, 2014

BRAZIL: Cinzas da termelétrica serão misturadas a cimento e asfalto

As cinzas de carvão mineral da Usina Termelétrica Energia Pecém (Eneva) serão aproveitadas para mistura de cimento e de asfalto, a fim de reduzir os custos de fabricação destes dois importantes insumos da construção civil. A informação é do diretor regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), engenheiro Paulo André Holanda. Ele viajou, ontem, para Brasília, onde foi tratar de assuntos de trabalho.

Ele acrescentou que a Eneva já assinou convênio com o Senai para que essas cinzas sejam aproveitadas dentro do menor espaço de tempo possível, porque já existe uma boa quantidade coletada, à disposição, para ser misturada aos outros insumos. “Esse subproduto será aproveitado em cimento e em asfalto, trazendo um benefício bastante significativo para o meio ambiente”, destacou.

PESQUISANDO

Na Capital Federal, Paulo Holanda foi participar de reunião com a diretoria de inovação do Senai, com o objetivo de tratar uma série de assuntos relacionados ao Instituto de Inovação no Ceará. Ele acrescentou que o Senai regional está fazendo parceria com a Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Rio Grande do Sul no estudo para o aproveitamento das cinzas de carvão mineral, a fim de reduzir o impacto destes resíduos, que deixarão de poluir o meio ambiente.

Ele observa que essa tecnologia – mistura deste subproduto da termelétrica com cimento e com asfalto –, também está sendo estudada nos Estados Unidos, e o Instituto de Inovação do Senai, aqui do Ceará, está fazendo a mesma coisa. “Ainda em Brasília, estarei participando do encontro nacional das indústrias brasileiras e da diretoria do Senai nacional”, completou Paulo Holanda.

No comments: