Os resultados do primeiro trimestre da Cimpor estiveram "em linha com o esperado", comentaram hoje os analistas do BPI, salientando que a cimenteira apresentou um volume de negócios de 521 milhões de euros, 5% abaixo do período homólogo e 1% inferior às previsões que haviam adiantando ontem na nota de 'research'. Em contrapartida, o EBITDA situou-se 1% acima da expectativas, nos 128 milhões de euros, e os resultados líquidos atingiram os 49 milhões, nove milhões acima do esperado.
Depreciações inferiores ao esperado e resultados financeiros menos negativos do que antecipado ajudaram a compensar o crescimento dos impostos acima das expectativas (cinco milhões de euros).
Em termos positivos, os analistas do BPI destacam os resultados da unidade em Portugal, suportados pelas exportações. "O mercado doméstico caiu entre 15 a 20% mas foi compensado pelos 60% de aumento das exportações em cimento e clinker, permitindo à Cimpor aumentar o seu volume de vendas da unidade portuguesa em 2%", pode ler-se no comentário às contas trimestrais apresentadas pela cimenteira.
Positivamente foram, ainda, destacadas as performances no Egipto e em Moçambique, mercado que "continua a demonstrar um ritmo notável com crescimento de 16% no volume, de 12% nas receitas e de 39% no EBITDA face a igual período de 2011".
Em termos negativos, o BPI destaca a China, a Espanha e a Turquia, com os volumes de vendas da Cimpor a cair 26% no primeiro, 34% no país vizinho e 35% no mercado turco.
No comments:
Post a Comment