Friday, May 20, 2011

BRASIL: CSN compra 5 empresas do grupo Alfonso Gallardo por 543 mi de euro

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou há pouco a compra de cinco empresas das áreas de cimento e siderurgia do grupo espanhol Alfonso Gallardo (AG), localizadas na Espanha e Alemanha.

O negócio foi fechado por meio de sua subsidiária espanhola CSN Steel e engloba as companhias Cementos Balboa, Corrugados Azpeitia, Corrugados Lasao, Stahlwerk Thüringen (SWT) e Gallardo Sections.

A CSN pagará 543 milhões de euros pela totalidade do capital das cinco empresas, além de assumir dívidas e outros ajustes de cerca de 403 milhões de euros. O negócio terá de ser submetido à aprovação dos órgãos regulatórios e de concorrência.

“A transação concorrerá para o fortalecimento da CSN nos segmentos de cimento e aços longos, reforçando o portfólio de projetos de classe mundial, composto por reservas minerais e ativos de alta qualidade”, disse a empresa em fato relevante.

A CSN e o grupo AG já haviam firmado em dezembro do ano passado um acordo de exclusividade para as negociações de três das cinco empresas adquiridas agora – Balboa, Azpeitia e Lasao.

A Balboa é uma produtora de cimento e clínquer localizada na região da Extremadura na Espanha, com capacidade de 1,4 milhão de toneladas de cimento e 1,1 milhão de toneladas de clínquer anuais . A empresa possui uma mina de calcário e ardósia própria, localizada a 5 km de distância da fábrica.

Azpeitia e Lasao são produtoras de aços longos localizadas no País Basco. A Azpeitia é especializada na produção de vergalhões e tem capacidade de 1,1 milhão de toneladas de aço por ano. A Lasao, por sua vez, é uma produtora de telas eletro-soldadas, com capacidade anual de 200 mil toneladas.

A SWT fabrica aços longos em Unterwellenborn, na Alemanha. Ela é especializada na produção de perfis e tem capacidade de 1,1 milhão de toneladas de aço por ano. Já a Gallardo Sections é uma distribuidora do Grupo AG.

No comments: