Wednesday, November 3, 2010

BRASIL: Produção de cimento da CSN dobra em 2011

Volta Redonda

A fábrica de cimento da CSN, que está operando sem nenhum estoque, vai ter condições de dobrar sua produção a partir do ano que vem, quando entrará em funcionamento a fábrica de clínquer (uma matéria-prima usada na produção de cimento) da CSN em Arcos (MG). Este ano, a produção deve ficar em torno de um milhão de toneladas, e em 2011 o volume vai passar para pouco mais de dois milhões, mas não haverá necessidade de adquirir novos equipamentos: "Vai bastar acelerar o ritmo de produção na fábrica de Volta Redonda", disse o diretor comercial da CSN, José Antônio Martinez, durante entrevista coletiva concedida hoje (29).

A CSN Cimentos é uma das prioridades da Companhia. A empresa pretende comprar ou construir mais fábricas de cimento no Brasil e em países da América Latina, que tem a preferência porque as projeções indicam um crescimento econômico mais acelerado do que a média mundial para a região.

Outro projeto da CSN que deve ser entrar em produção em breve é a usina de aços longos em Volta Redonda. Segundo executivos da Companhia, a data prevista para o início das operações é no último trimestre de 2011 ou no início de 2012. A fábrica, que também vai funcionar dentro da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, faz parte de uma estratégia da siderúrgica para fornecer soluções integradas para construção civil, unindo cimento, aços longos e aços planos.

Além da unidade de Volta Redonda, outras duas devem começar a ser construídas em breve, com previsão de estarem operando dentro de três anos: uma das usinas ficará em Minas Gerais e a outra, em São Paulo.

IPO de mineração depende de negociações

A abertura do capital do negócio de minério de minério de ferro da CSN depende ainda de negociações entre a Companhia e os acionistas minoritários da Namisa - mineradora em que a CSN detém 60% do capital. Motivo: a Companhia quer fundir as operações da Namisa com as da mina de Casa de Pedra, o que vai gerar uma empresa com maior porte - as reservas de Casa de Pedra estão entre as maiores do Brasil.

Só depois de concluídas essas negociações é que a empresa poderá ter pronta a estrutura da operação de abertura de capital, mas mesmo assim a decisão vai depender das características do mercado de capitais: a operação só será realizada quando o mercado estiver favorável.

No comments: